13/11/2015

Projeto de Artesanato e Geração de Renda

Projeto de artesanato e geração de renda da AEPEC

O projeto de artesanato, ao longo dos anos, vem solidificando suas raízes na comunidade e representando um caminho em meio às dificuldades socioeconômicas de inúmeras mulheres da região.

A proposta do Projeto é incentivar a prática do artesanato como alternativa de geração de renda, troca de experiências, lazer, integração, auto-valorização.

O grupo “As Formiguinhas” é um dos exemplos deste projeto. O grupo se reúne na Associação para a prática do crochê. Atualmente, à frente do trabalho está a voluntária Nélia Cordeiro. Moradora da comunidade, iniciou o projeto enquanto aluna do curso e, como as demais mulheres do grupo, encara o projeto como um marco em sua vida: tanto pela oportunidade de agregar recursos à renda familiar, quanto pela chance de conviver com outras mulheres, trocar idéias e se sentir importante.

As aulas de pintura em tecido também fazem parte do projeto artesanal. Utilizando técnicas como “pintura com molde vazado”, a voluntária Maria da Graça Accacio desenvolve um importante trabalho com o grupo. Além das habilidades específicas, os alunos vêm aprendendo a organizar seu material e a pensar sobre a venda das peças produzidas.

O Projeto também abriga eventuais oficinas. Dentre as já oferecidas: Artesanato em couro, Patchwork, Arte em Papel reciclado, Tricô, Vagonite, Ponto Cruz, Arte em EVA, Chocolates artesanais, Aquarela, Velas artesanais, Bijuterias, Cartonagem, Pátina, Salgadinhos para festas.