Família

AEPEC

Além de você, que nos ajuda a manter e garantir o futuro das nossas crianças e jovens, existem as pessoas que são responsáveis por manter nosso projeto funcionando todos os dias.

Vamos conhecê-las um pouco melhor?

Assistente Social recém formada da faculdade, sua história com a instituição começou há 23 anos. Mais conhecida pela equipe e comunidade com “Carminha” ela é a nossa coordenadora, assistente social e a segunda mãe de todos aqui. Uma pessoa extremamente determinada que ama o que faz em prol dos Direitos Humanos de nossas crianças e adolescentes.

A AEPEC é como se fosse a sua segunda casa, ela organiza, canta, dança, cria, sorri, chora de emoção, e é bem séria quando precisa. É extremamente competente, criativa e carinhosa.

É muito inspirador ver a sua paixão pelo trabalho e pela instituição. Ela é admirada por todos os nossos alunos, ex-alunos, professores e comunidade. Uma honra para nós tela como fiel parceira por todos esses anos!

Maria do Carmo (Carminha)

Coordenadora

Tia Miriam

Auxiliar administrativa

Tia Miriam é uma figura emblemática na AEPEC onde está há quase 20 anos.

Faz de tudo um pouco, mas se concentra na área administrativa. Aliás, ajudar a cumprir normas e regras é com ela mesma! As crianças já sabem, se pisarem na bola, chamam logo a Tia Miriam.

Cuida do nosso estoque como ninguém: tudo sempre organizado, dentro da validade e guardado de forma adequada. A AEPEC é sua segunda casa. Muito dedicada em cada tarefa, para ela não existe missão impossível. Dois dos seus três filhos já passaram pela instituição e o mais novo, Davi Bento, ainda faz parte do Programa Educacional.

Tia Cida

Cozinheira

Está na AEPEC há mais de 20 anos. É a famosa Tia Cida!

Ela é a responsável por preparar diariamente as refeições servidas aos alunos. Por mês, chega a preparar cerca de 2.200 refeições entre cafés da manhã, almoços e lanches da tarde.

 

Tia Cida mora na comunidade e seus filhos, quando pequenos, também foram nossos alunos.

As crianças aaamam sua comida! Dentre as preferidas por elas está o strogonoff de frango.

Sempre tem a fila pro “repeteco”. Seu ingrediente secreto para preparar tudo isso?

Simplesmente, AMOR!

Tias Ana e Marilza

Serviços Gerais

As Tias Ana e Marilza são as pessoas responsáveis por deixar tudo na AEPEC "um brinco"!

São elas que cuidam da limpeza de nossa instituição, ajudando a garantir que nossos alunos convivam num ambiente asseado e organizado. O primeiro contato delas com a AEPEC foi como mãe de aluno, já que seus filhos passaram por nossos projetos (Programa Educacional e Projeto Jovem de Futuro). 

Na verdade, Tia Ana ainda possui duas netinhas que participam do Programa Educacional Complementar, no turno da tarde. Tia Marilza também é uma excelente cozinheira e, de vez em quando, faz bolos maravilhosos para ajudar com o lanche das crianças ou para comemorações e festas.

"Seu" Vicente

Manutenção e transporte

Residente da região, Seu Vicente é casado com a Tia Miriam e atualmente presta serviços à AEPEC na área de manutenção. Se alguma coisa quebrou ou precisa de reparo é só chamar “Seu Vicente!” que ele logo dá um jeito de resolver.

Além dessas atividades, tem uma grande responsabilidade em buscar as doações destinadas a AEPEC, transportando-as em nossa Doblô, tarefa importante, pois contamos com as doações (principalmente alimentos) para desenvolver parte significativa de nossos Projetos Sociais.

Tia Marly

Professora

Essa professora tem muitas histórias pra contar nos quase 20 anos em que está na AEPEC.

É a nossa “Professora Maluquinha”! Muitos alunos já passaram por sua sala de aula.

Alunos de todas as idades, pois, apesar de atualmente estar a frente da Oficina de Arte e Educação, Tia Marly também já deu aulas para o curso de Alfabetização de Jovens e Adultos que a AEPEC oferecia. Até hoje recebe visitas dos mesmos para matar a saudade. Suas aulas não são convencionais. As atividades de leitura que prepara para as crianças têm sabor de bala ou tangerina. Em sua sala, nada se perde e reciclar é a palavra de ordem!

Tio Júnior

Professor de Informática

 Tio Júnior é o mais recente integrante desse time, mas parece que está conosco há bastante tempo! É o cara responsável por fazer a ponte entre educação e as tecnologias da informação e comunicação, ajudando nossos alunos a utilizarem algumas ferramentas computacionais para aquisição de informações na construção do conhecimento.

Pesquisas, trabalhos escolares, busca de informações  sobre temas do cotidiano, jogos educativos ou de lazer estão na sua pauta com as crianças e adolescentes do Programa Educacional Complementar. Mas Júnior ainda tem outra nobre missão na AEPEC, junto aos alunos do Projeto Jovem de Futuro, lhes orientando quanto ao uso da informática, programas como Windows, Word e PowerPoint, e sua importância no mundo do trabalho.

Tio Gleison

Professor de Educação Física

“Esse tá com a bola toda!” Tio Gleison é morador da comunidade e há mais de 18 anos atua com esportes na AEPEC. Além de estar a frente das aulas de Educação Física semanalmente no Programa Educacional Complementar, é responsável pelo Projeto Show de Bola da AEPEC.

Aos sábados é o técnico da garotada onde não só o futsal está em jogo, mas também valores que servem para vida. Aliás, pela proximidade com os alunos, muitas vezes o técnico/ professor dá lugar ao conselheiro, dando dicas para crianças e jovens que participam do Projeto.

Tia Fernanda

Professora

Tia Fernanda está conosco há 3 anos, mora em Santa Isabel e tem na Educação sua grande paixão. Aqui na AEPEC, atua junto ao programa Educacional Complementar sendo responsável pelo apoio escolar dos alunos do turno da tarde. Atende desde os pequenos aos adolescentes.

Com os pequenos, desenvolve atividades na fase do letramento, dando-lhes suporte na caminhada rumo à aquisição de leitura e da escrita. Com os adolescentes, trabalhos, pesquisas, esclarecimento de dúvidas e acompanhamento dos alunos nos afazeres da escola.

Tia Fernanda está sempre buscando soluções criativas para que as atividades em sala de aula sejam interessantes e descontraídas. Muito comprometida com a causa e com cada um de seus alunos, sabe que é necessário despertar o interesse e a curiosidade pelo conhecimento e não mede esforços para isso.

Tia Pati

Professora

Tia Pati também está conosco há 3 anos e mora na região. Atua no Programa Educacional Complementar  da AEPEC junto ao turno da manhã. Sob sua responsabilidade está o Apoio Escolar de 30 adolescentes. Isso significa cuidar, orientar, acompanhar, ensinar, incentivar esses alunos que estudam a partir do segundo segmento do Ensino fundamental nas escolas públicas da região.

Tia Pati faz tudo isso e mais um pouco com muita doçura e carinho de segunda a quinta-feira. Compreende o peso do social e das bagagens muitas vezes pesadas trazidas por nossos alunos e procura ofertar o seu melhor como educadora. Acaba sendo amiga, ouvinte e “parceira” dessa garotada que se sente acolhida em sua companhia. Não são tarefas fáceis! Mas é determinada e está sempre disposta a buscar conhecimento para melhor auxiliá-los.

Tia Aline

Professora

Quem diria que um dia a criança que gostava de ler e de ter aulas com a Tia Marly seria a Professora Aline. Uma enorme satisfação ver sua evolução e vê-la integrando o time de profissionais da casa que a acolheu como aluna outrora.

Nessa trajetória, o desejo de aprender, sua busca pelo conhecimento da época de menina hoje está a serviço dos alunos da AEPEC no Projeto Jovem de Futuro, incentivando-os a ganharem o mundo.

Seu compromisso com os jovens é um contrato com a esperança em dias melhores e com um futuro mais digno. Em cada aula um conteúdo ligado a orientação para empregabilidade e uma mensagem de “sigam em frente, pois são muito capazes”.

unnamed.png

 "Educação não transforma o mundo. 

Educação muda pessoas. 

Pessoas transformam o mundo"

 

Paulo Freire

© Espaço Pequeno Cidadão. Todos os direitos reservados.